Limpeza urbana em Barreiras é reforçada antes das chuvas

A limpeza urbana em Barreiras foi intensificada em 27 de outubro de 2026, como medida preventiva para o período chuvoso. Segundo a prefeitura, os serviços são realizados pela Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes.

A iniciativa reúne ações de conservação urbana e remoção de resíduos. De acordo com a prefeitura, o trabalho busca manter desobstruídos os canais de drenagem e reduzir riscos associados às chuvas.

As equipes atuaram no Jardim Vitória, na Vila dos Funcionários, em Barreiras I e no Loteamento São Paulo. A prefeitura informou que os trabalhos também teriam continuidade em 28 de outubro, no Jardim Vitória, na Vila dos Funcionários e em outros locais.

limpeza urbana em Barreiras

Além da prevenção de alagamentos, a administração municipal relaciona a limpeza à redução de água parada e de riscos de doenças como dengue, zika e chikungunya. O secretário Bruno Castro também pediu a colaboração dos moradores para evitar o descarte irregular de resíduos.



Serviços de limpeza e bairros atendidos

As frentes de limpeza urbana em Barreiras incluíram capina, roçagem e varrição, além da retirada de resíduos. Segundo a prefeitura, esses serviços foram executados por equipes da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes.

Para transportar os materiais recolhidos, foram realizadas mais de 18 viagens de caminhões-caçamba. A quantidade informada pela administração municipal considera as viagens feitas durante os trabalhos de remoção.

Entre os materiais retirados, predominavam resíduos da construção civil. A prefeitura informou que esse tipo de entulho foi o principal volume transportado pelas caçambas nas ações de limpeza.

Prevenção de alagamentos e continuidade das ações

Conforme a prefeitura, a retirada de resíduos e a conservação das áreas atendidas buscam favorecer o escoamento das águas pluviais. A medida foi organizada como prevenção para o período chuvoso.

Outro objetivo comunicado é reduzir o risco de obstrução dos canais de drenagem, que recebem as águas da chuva. A administração relacionou a desobstrução desses canais à prevenção de alagamentos.

A continuidade dos serviços estava prevista para 28 de outubro, com atuação em outros locais além das áreas já mencionadas pela prefeitura. O comunicado não detalhou quais seriam esses pontos adicionais.



Deixe um comentário